O passado visita a Bienal do Livro Rio 2023
[Foto: Reprodução de video / GE]
No espaço “Autores Independentes”, situado no Pavilhão Verde do Riocentro, ao longo desta concorrida 21ª Bienal do Livro Rio, é possível testemunhar o encontro improvável do romântico passado com o nosso tão dinâmico presente.
Cinthia Serejo, autora do livro intitulado “Noiva Alemã por Correspondência”, circula em torno do seu estande envergando um belo traje próprio dos figurinos que marcaram o ano de 1858; ela exibe nuances da moda que pontuou o período em que se desenvolve a trama narrada no romance.
A cada momento em que Cinthia recebe as suas leitoras para conversas, selfies e autógrafos, é possível vislumbrar um retrato perfeito do encontro entre passado e presente, que se abraçam em uma única foto. O choque de realidades faz-se muito evidente.
Movendo-se graciosamente em seu longo vestido muito rodado, com mangas longas e gola alta, a autora é frequentemente ladeada por suas leitoras, vestidas com toda a ausência de rigor que a atualidade faculta à vida diária na Cidade Maravilhosa. Diariamente vestida como a personagem da sua obra, Cinthia atende, com a mesma delicadeza e atenção, aos curiosos, às suas fãs, e à imprensa.
Brasileira nascida em Manaus, no Amazonas, Cinthia é casada com um cidadão alemão, e reside na distante Alemanha com o marido e os filhos do casal.
Com entusiasmo, fala da sua grande paixão pela Literatura de Época; onde se abrigam obras permeadas de tão diferenciadas características visuais e culturais que repousam no passado distante. Ela declara o seu amor pelo Brasil, a sua pátria mãe, e pela Alemanha que tão bem a recebeu, e onde constituiu família.
Com alegria e orgulho, Cinthia Serejo relata que este seu primeiro romance, de uma série que pretende produzir, esteve entre os dez mais vendidos na Amazon, durante um mês e meio.
A capa do livro estampa uma imagem que bem traduz a realidade da época em que o romance está situado.
Um brinde, constituído por uma bela foto criada pela inteligência artificial, e que traz no verso um QR-Code capaz de conduzir as leitoras a uma boa quantidade de receitas alemãs, acompanha cada exemplar vendido nesta feira cultural. Enfim, o livro, o brinde e a performance da autora, em seus trajes de época que convidam a um mergulho no passado, estão sendo bastante apreciados no espaço “Autores Independentes”, no “Pavilhão Verde” da Bienal do Livro Rio 2023.