Nos dias 6 e 7 de Julho de 2025, a Cúpula do BRICS ( acrônimo relacionado aos países responsáveis pela criação deste grupo) se reunirá no MAM (Museu de Arte Moderna), na Cidade do Rio de Janeiro. Foi com o B, de Brasil; R, de Rússia; I, de Índia; C, de China; S, de South África, que se criou o nome BRICS.
Por ocasião do importante evento constituído por essa reunião da Cúpula do BRICS, o Brasil receberá, ao todo, 20 Chefes de Estado, na Cidade Maravilhosa. Aqui estarão presentes os 11 representantes dos Países Membros, e os 09 representantes dos Países Convidados, também chamados Países Parceiros.
Em ordem alfabética, estes são os 11 Países Membros do BRICS: África do Sul, Arábia Saudita, Brasil, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia, Índia, Irã, e Rússia.
Os 9 Países Convidados, ou Países Parceiros, são: Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda, e Uzbequistão. Estes países podem participar de quantas reuniões o consenso entre os Países Membros venha a facultar.
Para a sua admissão no BRICS, os Países Candidatos devem preencher os seguintes critérios:
- Manter uma Boa Relação Diplomática com todos os Membros Plenos.
- Apoiar o Multilateralismo.
- Ser Membro das Nações Unidas.
- Não Adotar Sanções Sem Autorização do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
- Assumir Compromisso com a Reforma de Governança Global.
- Manutenção de Equilíbrio Geográfico do Bloco.
Segundo Mauro Vieira da Costa, o Ministro da relações Exteriores, os temas abordados neste encontro da Cúpula do BRICS serão:
“Tomada de importantes decisões para o desenvolvimento. Cooperação e melhoria da condição de vida de todos os habitantes desses países”.
Atualmente, a Presidência do BRICS está ocupada pelo Brasil, pelo Presidente Lula. O período, determinado para o Brasil estar à frente deste cargo, iniciou-se em primeiro de Janeiro e estará encerrado em 31 de dezembro de 2025.
Talvez aconteçam alguns eventos paralelos, durante o tempo de duração do BRICS, na Cidade do Rio de Janeiro. Esta possibilidade aguarda confirmação. Tais eventos englobariam :
Fórum Empresarial do BRICS; Fórum Acadêmico do BRICS; e Conselho de Negócios do BRICS.
Os preparativos quanto à Logística, Programação, Segurança, e Infraestrutura, ainda estariam sendo traçados. Não se dispõe de informações sobre eles.
Como Prefeito da Cidade Anfitriã, Eduardo Paes terá presença garantida no evento. Segundo o Prefeito, a oficialização da cidade como Sede fortalece a face internacional do Rio de Janeiro. Eduardo Paes afirmou que “O Rio, mais uma vez, será a Capital do Mundo. Foi assim no G20, ano passado, e agora com o BRICS”.
O povo carioca segue aguardando maiores informações.