Home / FATO / Uruguai Perde Seu Ex-Presidente Mujica

Uruguai Perde Seu Ex-Presidente Mujica

Compartilhe

O Ex-Presidente do Uruguai, Pepe Mujica, também conhecido como “o Presidente mais pobre do mundo”, faleceu em Montevidéu, nesta terça-feira, 13 de Maio de 2025, aos 89 anos de idade. A morte do conhecido líder mergulhou o seu país na tristeza de um profundo e doloroso luto, claramente perceptível também na população que o amava indiscutivelmente.

Uma enorme e infindável multidão se fez presente ao velório que precisou ter o acréscimo de mais um dia, na tentativa de oportunizar, à grande maioria dos populares, a breve aproximação que lhes permitisse realizar uma rápida despedida do seu amado representante.

O velório, realizado no Palácio Legislativo, foi aberto ao povo que, de forma ordeira, compareceu maciçamente, para prestar uma última e sentida homenagem ao Ex-Presidente Pepe Mujica, o herói popular que, em sua reconhecida humildade, jamais aceitou carregar esse nobre título.

Em 1960, Pepe Mujica foi membro da guerrilha Movimento de Libertação Nacional, que distribuía comida para os pobres, além de lhes repassar o dinheiro roubado aos bancos. Esta ação do passado o conduziu a 14 anos de prisão, período em que Mujica também foi submetido a torturas, enquanto permanecia atrás das grades.

Sempre se recusando a aceitar que seu povo o classificasse como um herói, Pepe se definia de maneira sucinta; bem humildemente: “Sou apenas um homem que fez o que achava certo.”

Afeito à política, que pretendia abraçar até à morte, em 1994, Pepe Mujica foi eleito Deputado. Em 2005, o voto popular o levou ao Senado. Em 2010, o povo o sagrou Presidente da República do Uruguai, facultando-lhe bem governar o seu país até 2015.

Para si mesmo, sempre ladeado por sua mulher, Lucia Topolansky, o extraordinário Mujica escolheu e realmente protagonizou uma vida bastante austera. Jamais aceitou ocupar a Residência Presidencial, como fazem os demais Chefes de Estado; residiu sempre em uma chácara modesta, sem empregados. Doava 90% do seu salário de Ex-Presidente para projetos de combate à pobreza. Possuía e usava sempre o seu único mesmo carro : um Fusca, ano 1987, de cor azul-celeste, que o conduzia rotineiramente à sede do Executivo.

Após deixar a Presidência, Pepe Mujica voltou ao Senado pelos votos do seu povo; foi Senador até o ano de 2020, período marcado pela Pandemia da Covid-19, quando graves problemas de saúde o fizeram renunciar a esse último mandato.

Quando entrevistado pela BBC Mundo, em 2012, o então Presidente Mujica fez colocações que se tornariam inesquecíveis.

“Dizem que sou um Presidente pobre. Não; eu não sou um presidente pobre.”

“Pobres são os que querem sempre mais; não se satisfazem com nada!” “Esses são pobres porque entram em uma corrida infinita, e não terão tempo suficiente na vida.”

“Não tenho religião, mas sou quase panteísta: admiro a natureza.”

Até Janeiro de 2025, o Ex-Presidente Mujica vinha sendo tratado de um tumor, localizado em seu esôfago. Porém, foi nesta mesma época que ele resolveu não mais se submeter ao tratamento que lhe era dispensado. Explicando a sua decisão de interromper o tratamento, Pepe Mujica afirmou que “Um guerreiro tem direito ao seu descanso.”

O definitivo descanso chegou quando o generoso, amado e modesto “homem comum”, tão especial, cerrou os olhos para sempre. O atual Presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, decretou três dias de Luto Nacional, em respeito à memória do ” Presidente, Ativista, Referência e Líder”, o reverenciado Pepe Mujica.

Adeus, Pepe Mujica! A História do Uruguai, haverá de lhe reservar, com merecido destaque, em um belo capítulo, a sua própria História a ser eternamente contada, conhecida e reconhecida pelos seus compatriotas.

Adeus, Ex-Presidente!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Não é possível copiar.