Túnel Santos- Guarujá, Quase Cem Anos Depois

Compartilhe

Tendo sido manchete, pela primeira vez, em 1.927, sem que jamais houvesse qualquer ação efetiva que viabilizasse a sua construção, o Túnel Santos- Guarujá voltou a ganhar protagonismo nesta quinta-feira, dia 27 de fevereiro de 2.025, quando o Governo Federal lançou o edital para a sua construção.

Esse túnel já é considerado a maior obra de infraestrutura do Programa Novo PAC, e também recebe a chancela de marco importante na infraestrutura nacional. A sua construção irá contar com uma parceria público- privada. O Governo Federal disponibilizará 5 bilhões e 800 milhões de reais para essa obra que atenderá a um antigo anseio do Estado de São Paulo.

O Túnel Submerso Santos- Guarujá medirá, ao todo, 1 quilômetro e 500 metros de extensão. Contudo, somente 870 metros da sua totalidade estarão submersos.

O Presidente Lula informou que há também uma previsão de melhorias a serem implantadas no Aeroporto do Guarujá e no Porto de Santos, que não foi privatizado, para as quais o Governo Federal destinará 60 milhões de reais. Ficou ainda prevista a construção de dois institutos federais naquela região paulistana.

O projeto abarcou ainda a negociação que resgatou uma dívida bilionária do Fundo de Pensão Portus, com 8 mil e quinhentas famílias. Essa dívida já se fazia pendente há, no mínimo, 11anos.

Acrescentando que todas as cidades da região serão contempladas, o Presidente Lula destacou o fim dessa dívida previdenciária, e das palafitas localizadas naquelas áreas, o que também irá beneficiar a população.

Tendo ressaltado a importância de que o povo alcançasse todos os benefícios oriundos dessas obras, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva assinou o Edital que irá viabilizar a sua realização.

Angela Oliveira

Jornalista, autora desta matéria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Não é possível copiar.