Home / FATO / BRICS+ Em Maricá

BRICS+ Em Maricá

Compartilhe

Nesse 27 de Maio de 2025, Maricá foi palco do importante evento do BRICS+. Sobre a liderança do Prefeito desta bela cidade, Washington Quaquá, que também é Presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), desenrolou-se o evento que, seguramente, deixará o seu positivo marco no Município de Maricá, no Estado do Rio de Janeiro, no Brasil, e no exterior.

Mesmo antes da abertura da “Assembleia Geral da Associação de Cidades e Municípios do BRICS+” , todas as pessoas presentes já podiam estabelecer produtivos contatos sociais, enquanto compartilhavam os acolhedores espaços de permanência; locais adornados pelos irretocáveis arranjos de rosas brancas que, oportuna e silenciosamente, discursavam sobre fraternidade, harmonia e paz. Esses espaços convidavam à interação cordial e espontânea, entre pessoas de diferentes culturas e de nacionalidades diversas; tinham, como pano de fundo, os inspiradores painéis que reportavam a tão expressiva beleza da Cidade de Maricá.

Com a Cidade de Maricá já mergulhada em uma grande festa, distribuída entre 26 e 28 de Maio, coube ao dia 27 destacar-se como a mais importante data compreendida nesse relevante período. Desde o alvorecer, tudo nele se revelava altamente promissor. E a Programação ocupava o seu relevante espaço.

Entre as 7 e 8 horas da manhã, os visitantes neles hospedados, e que teriam participação no BRICS+, de 2025, deixaram os hotéis Windsor Guanabara, e Intercity Porto Maravilha, rumando para a Cidade de Maricá, onde vieram somar ao importante evento.

No espaço de tempo compreendido entre as 10 horas e meio-dia e trinta, o evento contou com a participação do Bureau da FLACMA. Podemos definir Bureau como Órgão Executivo que Representa os Interesses dos Municípios e Associações de Governos Locais na Região. E a FLACMA é a Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações de governos locais.

Algumas Reuniões Simultâneas se desenvolveram, agregando os seus valores àquela especial manhã que estava em curso. Os temas abordados foram:

-Desenvolvimento Sustentável das Cidades do BRICS+

-Segurança Alimentar e ESG

-Mulheres BRICS+

-Sessão Sobre Juventude

-Arquitetura e Desenvolvimento Urbanístico.

Desde o meio-dia e trinta, e até às 14 horas, fez-se um intervalo para que o almoço fosse servido no aconchegante espaço bem decorado para a ocasião. Esse mesmo intervalo também facultou o acontecimento de Reuniões Bilaterais.

A concorrida “Cerimônia de Abertura” teve lugar em um outro espaço. Os lugares destinados às autoridades participantes estavam dispostos em forma retangular, com o adequado número de mesas e cadeiras que acomodou as personalidades às quais se destinavam. A Cerimônia contou com Representantes de Países Estrangeiros, e Autoridades Nacionais.

Os Países Presentes, através de seus representantes, à “Assembleia Geral da Associação de Cidades e Municípios do BRICS+” realizada na Cidade de Maricá, no Estado do Rio de Janeiro, no Brasil, foram:

Etiópia, Índia, Irã, África do Sul, China, Rússia, Indonésia, Bolívia, México, Argentina, Colômbia, Porto Rico, El Salvador, Panamá, Paraguai, Uruguai, Chile, República Dominicana, Cuba, Peru, Equador, Haiti, Guatemala, Nepal, e Turquia. Todas as presenças somaram grandemente ao encontro tão especialmente importante.

Às vésperas do evento, o número de Representantes Confirmados para esta BRICS+ perfazia o total de 79 pessoas. Contudo, era observada a possibilidade de que esse quantitativo fosse ainda mais elevado, porquanto havia confirmações pendentes de respostas definitivas.

As Autoridades que Compuseram a Mesa na Cerimônia de Abertura da BRICS+ foram:

-Washington Quaquá, o Prefeito da Cidade de Maricá/Rio de Janeiro, a Cidade Anfitriã. O Prefeito Quaquá é também o Presidente da ABM.

-Ilsur Metshin, Prefeito de Kazan, e também Presidente da Associação de Cidades e Municípios BRICS+

-Eduardo Paes, Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro.

-Ana Lúcia Reis Melena, Prefeita de Cobija, na Bolívia. E também Presidente da FLACMA e da AMB (Associação de Municípios da Bolívia).

-Ministra de Segunda Classe, Paula Barboza, Sous-Sherpa do Brasil no BRICS.

-Rodrigo Perpétuo, Secretário de Exterior do ICLEI- Governos Locais Pela Sustentabilidade.

Ao fazer uso da palavra durante o evento, o Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, ressaltou “o papel do BRICS para um mundo mais justo”, bem como mencionou “o importante papel que cumprem as cidades”. No encerramento da sua fala, o Prefeito do Rio parabenizou o Prefeito Anfitrião, Washington Quaquá, pela realização do evento.

O Prefeito Washigton Quaquá, em seu pronunciamento na Cerimônia de Abertura da BRICS+, enfatizou que “cada sociedade deve ser respeitada”; precisamos de um mundo onde todos nós nos respeitemos”. O Prefeito de Maricá também acrescentou que “é necessário que todos saibam compartilhar riquezas”. Ele ainda mencionou que “o BRICS é o motor de uma nova sociedade”. “O mundo será homogenizado por uma nova aliança”.

Em seguida, as Assinaturas dos Acordos Firmados na BRICS+ de 2025, na Cidade de Maricá, no Estado do Rio de Janeiro, no solo do Brasil, tiveram o seu momento maior, que foi amplamente registrado pelos profissionais presentes no recinto. As imagens captadas haverão de ser fluentes em todos os idiomas; elas eternizaram um importante momento da História Viva.

A Cidade de Maricá revelou-se à altura de ser considerada uma Referência Internacional em Políticas Públicas e Inovadoras, bem como em Diplomacia Municipalista, porquanto revelou-se um terreno fértil para o desenvolvimento de valiosos diálogos, e para fomentar o crescimento da integração entre as cidades. Inegavelmente, os desafios, problemas e soluções que permeiam a vida dos cidadãos, ao redor do mundo, terão sempre um ponto em comum nos anseios naturais de todos os seres humanos.

Para o dia 28 de Maio, fica reservado o encerramento da Assembleia Geral do BRICS+, um recém-criado evento que já nasceu consolidando a formação de alianças; promovendo um valioso intercâmbio entre as cidades dos países componentes do BRICS. Um movimento que busca viabilizar a edificação do protagonismo de todos, diante a realidade climática, digital, econômica e social que se impõe ao mundo atual.

O BRICS+ revelou-se possível, necessário, produtivo, e altamente positivo. Trata-se de uma nova grande conquista que deverá ser mantida e amplamente valorizada.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Não é possível copiar.