Fim do Segundo Mandato da Prefeita Lívia De Chiquinho
Neste 31 de Dezembro de 2024, chega ao fim o segundo mandato da Prefeita de Araruama, Rio de Janeiro. A Prefeita Lívia De Chiquinho, cumprindo o que havia prometido, entregou obras até o último dia da sua gestão.
Na ensolarada manhã de hoje, grande número de munícipes se reuniram em frente ao novo prédio da SEDUC, a Secretaria Municipal de Educação de Araruama. A primeira prefeita mulher desta cidade compareceu para inaugurar o primeiro espaço próprio a sediar tão importante órgão que, desde sempre, ocupava espaços alugados dentro dos limites da cidade.
Imponente e grandioso, o prédio foi saudado pelo dia lindo, com um céu impecavelmente pintado de azul, e abraçado pela brisa fresca, constante e deliciosa que vinha da lagoa situada à sua frente.
Antes do descerramento da placa comemorativa que homenageia a Doutora Patrícia Ramos Pedrosa, uma ilustre médica e filha amada de Araruama, as autoridades presentes ocuparam uma grande tenda erguida à frente do edifício. Posicionados no palco ali armado, os vereadores da cidade, a família da homenageada, a Vice-Prefeita Rayana, o Ex-Prefeito Chiquinho da Educação, e a Prefeita Lívia De Chiquinho, receberam os aplausos e o carinho da multidão, antes e depois de efetuarem os seus discursos.
A fala da Prefeita Lívia Soares Belo da Silva, a Lívia de Chiquinho, foi coroada por intensa emoção traduzida em algumas lágrimas contidas e na voz que evidenciava o sentimento da gestora que vê terminado o seu segundo mandato consecutivo no comando da sua amada Araruama. A Prefeita estava à frente da sua última inauguração do ano de 2024; a última inauguração sob a gestão Lívia De Chiquinho.
A prefeita enumerou as suas inúmeras obras, as conquistas e progressos obtidos para a cidade; a garra e a luta necessárias para se chegar a cada um desses marcos positivos. Ressaltou ter deixado em caixa, nos cofres públicos, um valor superior a oitenta milhões de reais que serão usados pela futura Prefeita, Daniela De Lívia, em benefício da população araruamense.
Enfim, chegou o momento em que as autoridades, a família da homenageada, e todas as pessoas presentes, puderam adentrar ao novo prédio da SEDUC para conhecer o seu espaço interno, já que a beleza externa da arquitetura se fazia visível desde os arredores da construção. Ordeiramente, sem pressa e respeitosamente, o deslocamento de todos se fez com elogiável harmonia.
Em todos os andares visitados, as muitas salas se deixavam observar, exibindo os equipamentos que lhes eram pertinentes. O policiamento presente observava o movimento com polida atenção. Não precisava interferir, posto que tudo se desenrolava de maneira inteiramente ordeira e espontaneamente organizada. Positiva emoção parecia ditar as normas daquela inauguração de despedida da Prefeita Lívia.
Tendo assistido à primeira reunião em que esta Prefeita se dirigiu a um público de possíveis eleitores, na ocasião da sua primeira candidatura; tendo presenciado a sua tão esmagadora vitória naquela eleição; tendo conhecido as suas promessas e as realizações efetivadas nos dois mandatos; concedo-me o direito de expressar o que acompanhei, vi e ouvi, usando também o recurso dos versos.
Prefeita Lívia De Chiquinho
Vi sua primeira fala
Sobre o que pretendia
Realizar pelo povo
Que muito bem conhecia.
Listou as necessidades,
As metas ambiciosas…
A cidade merecia!!!
Vi nascer a candidata
A um primeiro mandato.
Soube que ela iria
Transformar sonhos em fato!
E meu coração teceu
Já um primeiro relato.
Lívia sagrou-se Prefeita!
Mudou a realidade!
Tamanha disposição
Em zelar pela cidade,
Araruama vai sempre
Se recordar com saudade!
Iniciou a gestão!
A UPA, antes fechada,
Fez reabrir e atender
A gente necessitada
De consultas e remédios
Para a saúde abalada!
A presença da Prefeita
No local foi constatada.
A esperança perdida
Foi, ali, revigorada.
Muitos locais pra Saúde
Levar seu atendimento
Surgiram pela cidade
Em constante crescimento.
As UPAS socorrem gente
A todo e qualquer momento,
Vinte e quatro horas por dia!
Digno procedimento!
Dezessete policlínicas
E três grandes hospitais,
Lívia somou aos recursos
Que eram habituais.
Autistas e responsáveis
Ganharam nobre endereço
Que oferece cuidados,
Recursos e muito apreço.
Escolas multiplicadas
Conquistaram projeção!
Grandes gestores investem
Sempre na Educação
Porque povo esclarecido
Eleva sua nação.
Cultura, saberes, artes,
Formam a constelação
Que o mundo reconhece,
Que brilha na imensidão.
Os esportes receberam
Ímpar valorização!
O Estádio Rei Pelé
É uma confirmação.
Mente sã e bons esportes
Combinam com perfeição.
Mais de oitenta milhões,
Nos cofres da Prefeitura,
Lívia De Chiquinho deixa!
Competência e lisura
Talvez possam fazer parte
Da sua assinatura.
Quando as luzes se apagam,
Fim do segundo mandato,
Lívia De Chiquinho é:
Lenda, verdade e fato!
Deixa legado inconteste,
Maior que qualquer relato.
Mulher guerreira que sonha,
Luta, vence, realiza,
Do seu valor inegável,
A política precisa.
Sua gente agradece!
Da bela Araruama,
Leve afeto do povo
Que a reconhece; ama!
Ficam as obras, os feitos,
Brilhante eterna chama.