Publishers Summit debaterá os desafios da sustentabilidade no mercado editorial brasileiro, na Bienal do Livro Rio
[Foto: FATO sem fake]
Neste dia 5 de setembro, às 14 horas, no mezanino do “Pavilhão Verde 4, no Riocentro, um importante debate reunirá o diretor global de comunicação e sustentabilidade da Santillana, Luciano Monteiro; o presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, Dante Cid; a gerente de sustentabilidade e impacto social da Cogna Educação, Marina Pequeneza; o CEO do Pacto Global Brasil, Carlo Linkevieius Pereira; e a diretora global de sustentabilidade da Elsevier, Rachel Martin.
A mediação do debate ficará sob os cuidados de Mariana Kohler, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
A mesa “Trilha ESG: o Pacto Global e a Jornada Sustentável das Editoras” explicitará como os preceitos ambientais, sociais e de governança podem ser parte inerente do mercado editorial a partir de uma mudança cultural das empresas do setor.
A proposta de debater temas urgentes, como os desafios impostos pela transformação tecnológica no mercado, o uso da inteligência artificial, a preservação do direito autoral, o cenário regulatório brasileiro, e outras questões pertinentes, têm alta relevância.
O debate de temas tão importantes bem se coaduna com a positiva energia que move a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que acaba de receber, merecidamente, o título de “Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial da Cidade do Rio de Janeiro”.
O enfrentamento de problemas que já são parte da realidade presente, como o esgotamento dos recursos do planeta, e a busca pela definição de ações e capazes de conduzir a grandes mudanças que viabilizem o futuro na Terra, são temas inadiáveis que também dignificam o debate proposto.
A Jornada Sustentável no Rio Internacional Publishers Summit mostra-se claramente oportuna.