Museu Aeroespacial: “Portões Abertos” para comemoração e encantamento

Museu Aeroespacial: “Portões Abertos” para comemoração e encantamento

[Foto: Fato sem fake]

O sábado 29 de Julho foi um grandioso presente, relativo ao aniversário do genial Santos Dumont e aos 50 anos do Museu Aeroespacial, recebido por todos os visitantes que compareceram àquela tão especial comemoração.

Nem o frio intenso, nem a chuva intermitente ou o céu ameaçadoramente revestido de tons escuros de cinza, foram capazes de fazer a população abrir mão de desfrutar de cada detalhe e do todo que caracterizou a belíssima festa. A alegria imperou e foi plural; abraçou crianças, jovens e idosos com a mesma genuína intensidade.

O evento se programou para bem receber a todos. As necessidades gerais ou especiais dos numerosos convidados foram previamente pensadas e equacionadas, para que todas as pessoas pudessem ter a certeza de que eram muito bem-vindas.

Já na chegada ao local do evento, a criançada encontrava alguns super-heróis à sua espera. Era um momento para fotos, abraços ou conversas com os seus ídolos, dependendo unicamente da escolha dos pequenos cidadãos.

As mais diversas informações eram gentilmente fornecidas aos visitantes que delas necessitassem; nenhuma pergunta ficava sem a efetiva resposta esclarecedora. Todos eram atendidos, de acordo com as suas necessidades, para melhor participarem efetivamente do evento.

No amplo espaço coberto, as pessoas puderam adquirir materiais temáticos: lembranças palpáveis da FAB, de Santos Dumont, daquela preciosa festa comemorativa.

Também foi possível encontrar um recanto onde objetos diferenciados, armas, fardamento, rádio e outros elementos que fizeram parte da realidade vigente na II Guerra Mundial estavam à disposição dos olhares interessados dos visitantes. E tudo isso era apresentado por um militar, perfeitamente trajado em conformidade com aquele pequeno mundo sob os seus cuidados. Ele explicava, com propriedade e conhecimento, a função de qualquer um dos itens expostos, mediante as perguntas dos visitantes. Fotografá-lo naquele cenário específico era generosamente permitido.

A enormidade do espaço coberto comportava também a exposição de muitas aeronaves históricas que conquistaram olhares entusiasmados, comentários elogiosos, e muitas famílias que se reuniam para fazer seus registros fotográficos diante de cada uma daquelas preciosidades. Impossível não se encantar ou se surpreender com as maravilhas observadas. Até mesmo o 14-bis, o aeroplano criado por Santos Dumont, podia ser apreciada em todo o seu significado e plenitude.

A Praça de Alimentação apresentou múltiplas opções para bem atender a diferentes paladares. Embora fosse uma área também bastante concorrida, era sempre possível conseguir acomodação nas inúmeras mesas destinadas ao público.

Mas, foi quando os céus ganharam a presença magnífica das aeronaves civis acrobáticas, e das aeronaves militares, que a emoção se fez ainda mais intensa e pôde ser traduzida em muitos gritos de feliz admiração, acompanhados de acenos entusiasmados.

As acrobacias realizadas poderiam ser resumidas em uma só palavra: ESPETACULARES!!! Porém, quem teve o privilégio de assistir a cada uma das apresentações, seguramente dirá que elas foram tudo isto e muito mais.

Vimos aeronaves praticando subidas ousadamente longas, e descidas vertiginosas. Muitos e lindos movimentos arrebatadores e variados se sucederam; eles fizeram com que as aeronaves pudessem lembrar o beija-flor pairando no ar por algum empolgante momento, ou se lançassem em aparente queda livre; ou se mantivessem “de cabeça para baixo” ; ou ainda girassem em torno de si mesmas, como se executassem um bailado invulgar. Elas se exibiam muito alto; um pouco mais baixo… ou em um voo quase rasante que deixava o público extasiado.

Em especial, a Esquadrilha da Fumaça já encanta os observadores desde o momento em que cumpre os procedimentos que precedem os voos. Quando ganha os céus, não há limite para a beleza da sua apresentação. O valoroso grupo de pilotos evidencia que disciplina, competência, garra e coragem cabem direitinho ao lado da habilidade imensurável que é comum a cada um deles.

Quando o incrível show aéreo termina, ainda existe a possibilidade de retornar ao grande espaço coberto e aproveitar bastante do muito que o Museu Aeroespacial tem a oferecer. Vale muito a pena conferir.

FatoSemFake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Não é possível copiar.