Fim de semana na Bienal do Livro Rio 2023
[Foto: Richard Souza / GE]
No sábado e no domingo, 2 e 3 de setembro, a gigantesca área do Centro de Convenções Riocentro foi avidamente disputada pelos numerosos visitantes que percorreram todo aquele espaço lindamente enriquecida pela Bienal do Livro Rio 2023. Todos puderam desfrutar da já esperada grande oferta cultural, reconhecidamente contida em excelentes obras literárias, além de vivenciar cada uma das várias e empolgantes novidades que se apresentavam e atraíam o interesse de frequentadores de todas as idades, que pareciam se multiplicar a cada hora.
Em alguns corredores houve filas para obtenção das senhas destinadas a garantir a aproximação dos leitores para o autógrafo e a selfie com os seus autores preferidos, ou para assegurar participação naquelas atividades mais intensamente desejadas. Essas filas reuniram um grande quantitativo de pessoas interessadas e claramente motivadas.
No pavilhão verde, o estande do “Grupo Editorial Pensamento” seguia facultando o uso os seus espaços interativos, onde fotos interessantes podiam ser clicadas e postadas com a certeza de que fariam sucesso com as belas imagens captadas.
Os livros de lançamento recente figuravam ao lado dos maiores sucessos de vendas da editora. Muitas obras eram vendidas com atraentes descontos capazes de agradar até mesmo aos compradores mais exigentes.
O best-seller “O Poder do Pensamento Positivo”, com 24 milhões de livros vendidos, também podia ser adquirido entre aquelas ofertas.
Ainda dentro dos limites do seu estande, o “Grupo Editorial Pensamento” disponibilizava uma “parede astrológica” que seria capaz de determinar as características dos leitores, a partir do signo de cada um deles.
A “parede astrológica” tem a assinatura de André Mantovanni, o astrólogo, colunista de um programa televisivo, e autor da casa. Às 15 horas do dia 8 de setembro, Mantovanni estará compondo uma mesa no “Espaço Palavra Chave.” O tema abordado será o fascínio da astrologia e do tarô, que segue inabalavelmente forte, em nossa era tão voltada às redes sociais.
Seguindo pelos caminhos disputados desse evento, chega-se à “Editora Rocco”, com a sua expressiva presença nesta importante edição que marca os 40 anos da Bienal do Livro Rio.
A “Rocco” apresenta uma grande série de livros inspiradores que podem ser adquiridos em seu estande, no Riocentro. Entre os títulos lançados, encontra-se a edição ampliada de “Todas as Cartas”, uma obra da renomada escritora Clarice Lispector, que é a autora, de língua portuguesa, mais traduzida na História. Os seus livros podem ser lidos em mais de 40 idiomas, e seguramente conquistam os leitores em todas essas línguas.
Também no estande da “Rocco” há 48 tipos de cartões, com diferentes mensagens de acolhimento, disponíveis para compra. Esses cartões são criados pelo designer gráfico Pedro Henrique, que também é um influenciador com mais de 4 milhões de seguidores no Instagram.
Várias outras imperdíveis aquisições podem ser realizadas no espaço da “Rocco”.
A “Cortez Editora”, com os seus 43 anos de atuação, faz-se presente no “Pavilhão Laranja” desta Bienal do Livro Rio, trazendo o seu catálogo onde constam, aproximadamente, 1.200 livros.
A “Cortez Editora” disponibiliza, para compra, várias traduções de autores internacionalmente consagrados, obras de novos autores, e toda a sua linha infantojuvenil que é premiada a nível nacional e internacional.
No sábado, 2 de setembro, essa editora se fez representar no “Bate Papo”, no “Café Literário”. Seus autores presentes receberam os seus leitores para autógrafos.
No domingo, dia 3 de setembro, a autora Mara Cortez, no estande da editora, recebeu os leitores e autografou seus livros.
Ainda neste domingo, dia 3, o estacionamento do centro de convenções Riocentro poderia ser descrito como um colorido mar composto por incontável número de carros. Não houve espaços desperdiçados.
Até o dia 10 de setembro ainda há muita festa da cultura para acontecer.