Pagamento do IPVA pelo WhatsApp no Banco do Brasil

Com o objetivo de aumentar a interação dos clientes com o BB, em 2017 o Banco lançou o ChatBot, uma ferramenta que possibilita os funcionários resolver demandas dos clientes. No mesmo ano, os clientes foram contemplados com o uso da tecnologia através de suporte no Facebook Mensseger. O uso do assistente virtual aumentou em 71% a relação dos clientes com o banco nas mídias sociais.

Já em 2018, o banco lançou o atendimento via WhatsApp com serviços como Rastreio de Cartão, Código IBAN, consulta do limite do cartão, desbloqueio de plástico, extrato/fatura do cartão, extrato da conta corrente e da conta poupança, extratos de fundos de investimentos, saldo da conta corrente, saldo da conta poupança, recarga de celular, transferências entres contas do Banco do Brasil, pagar e receber, recarga de Bilhete Único (apenas para a cidade de São Paulo). O BB foi o primeiro banco a permitir saque pelo aplicativo de mensagens.

A solução que em 4 meses de uso rendeu cerca de 100 mil transações financeiras e de consultas ao BB, é a fusão da tecnologia do chatbot com a inteligência virtual onde as mensagens são criptografadas de ponta a ponta.

Este ano, o Banco abriu a possibilidade do pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e taxas do Detran que momento está disponível apenas para clientes dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Maranhão. O serviço poderá ser ampliado para os demais estados da Federação, na medida em que os adequarem seus sistemas à nova tecnologia.

O atendimento é realizado de forma segura, onde o cliente cadastra o WhatsApp do BB, com o número 61-4004-0001 em seu celular, inicia uma conversa informando os dados do Renavam, a placa do veículo e também o CPF do proprietário.

Quando serviços de informações forem solicitadas pelo cliente através do WhatsApp, será gerado um código de confirmação e enviado pelo banco através de SMS ou push, para as demais transações, o usuário deverá também digitar sua senha, em seguida o cliente receberá um resposta que confirmará a transação, toda a operação é realizada por meio de texto no aplicativo. “Caso haja necessidade do atendimento humano, o cliente passará a ser atendido por um funcionário do BB”, informou o Banco.

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