O primeiro Mundial de Ginástica rítmica realizado na América do Sul começa nesta quarta-feira, 20 de Agosto de 2025, consagrando-se em um importante marco a nível mundial.
Ginastas altamente reconhecidas garantem o brilho e a magnitude que esse grupo estelar haverá de emprestar à grandiosidade da festa. Entre elas estarão Darja Varfolomeev, atleta da Alemanha; Sofia Raffaeli, da Itália; Taisiia Onofriichuk, da Ucrânia; Stiliana Nikolova, da Bulgária, e Bárbara Domingos, do Brasil.
Este, que é o quadragésimo primeiro Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, terá como palco histórico o Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa. Iniciando-se nesta quarta-feira, 20 de Agosto, e prosseguindo até o domingo, dia 24, o evento reunirá, na Arena Carioca 2, no Parque Olímpico da Barra, grandes ginastas, de 76 países, o que também estabelece um recorde em toda a história da competição.
Estão confirmadas as participações de um número superior a cem atletas, e a apresentação de 36 conjuntos, nesta edição que também marcará o início do uso do Novo Código de Pontuação, com as regras que passaram a vigorar no início deste ano de 2025. Pelo novo código, as Notas de Execução e o Componente Artístico terão as suas avaliações realizadas ao vivo, sob a coordenação de Noha Abou Shabana, natural do Egito, e Presidente do Comitê Técnico da FIG Rhythmic Gymnastics Word.
A Campeã Olímpica de Paris 2024, Darja Varfolomeev, da Alemanha, figura entre as principais atrações individuais do evento, onde a também renomada Bárbara Domingos, do Brasil, é aguardada, com esperança e grande entusiasmo, pelo público brasileiro. Na Arena Carioca 2, há certamente espaço para todas as estrelas da importante constelação da Ginástica Rítmica Mundial.
A partir do sábado, dia 23, as Competições de Conjuntos terão o seu lugar na Arena. As fitas, as massas, os arcos e as bolas encantarão a plateia e os avaliadores. Essa fase definirá 8 finalistas de cada exercício, e também premiará os campeões do All-around de Conjunto, e da Competição por Equipes.
Entre os grupos mais esperados, temos a China, que foi Campeã Olímpica em Paris 2024, a Polônia e a Espanha, que obtiveram grandes vitórias na temporada, além do Brasil, com os seus animadores títulos conquistados nos torneios dos quais participou recentemente.
O domingo, dia 24 de agosto, quando as finais acontecerão nos 4 Aparelhos Individuais, e nas duas Rotinas de Conjuntos, ficará marcado pelo encerramento dessa competição histórica, realizada pela primeira vez em solo brasileiro, em terras cariocas, no Rio de Janeiro, na América do Sul. A Arena Carioca 2 comportará as Grandes Finais da 41 st FIG Rhythmic Gymnastics Word Championships. Haverá de ser um inesquecível espetáculo, coroado pela entrega das medalhas conquistadas, e pela participação valiosa e valorosa de todas as ginastas e equipes participantes.
Vale aproveitar a vivência única que os cinco dias do evento irão oferecer. O Mundial de Ginástica Rítmica poderá ser acompanhado, também, por diferentes canais:
- Transmissão, ao vivo, das Classificatórias e das Finais, em eurovisionsport.com
- You Tube, disponibilizando as Rotinas das Classificatórias, após o evento, no Canal Oficial da FIG, o Gymnastics Channel.
- Placar em Tempo Real, apresentando os cronogramas, os resultados, as notícias e o ranking de medalhas.
- Redes Sociais, publicando os melhores momentos, e os bastidores do evento, em conteúdos exclusivos.
- O Site Oficial, oferecendo também outras informações: wchrio25.com.br



