Vacinação Para 130 Mil Indígenas
Este sábado, dia 13 de Abril, marcou o início de uma ação que ofertará 240 Mil doses de vacinas aos Povos Indígenas. Esta ação será estendida até o dia 12 de Maio.
A Ministra Nísia Trindade é presença confirmada entre os nomes que farão parte do desenvolvimento desta referida ação. A ministra comparecerá à Aldeia Kuahi, na Terra Indígena Uaçá, nas proximidades da Cidade de Oiapoque, no estado do Amapá, onde ela participará das atividades previstas para a ocasião. Após o cumprimento dessa agenda, Nísia Trindade se encaminhará para a Cidade de Santana, nas proximidades de Macapá. Nesta região, a Ministra visitará uma Sala de Vacinação Contra a Dengue.
Com o acréscimo de um novo grande empenho, o Mês de Vacinação dos Povos Indígenas ganhou maior envergadura e um brilho adicional, já evidenciado neste13 de abril de 2024. O Ministério da Saúde pretende vacinar 130 Mil Indígenas, ao longo do período.
Neste ano de 2024, a abrangência da ação planejada deve chegar a 992 aldeias, propiciando a aplicação de 240 Mil doses dos imunizantes relacionados no Calendário Nacional de Vacinação. Com a estratégia implementada, intensificando a vacinação em Territórios Indígenas, o Governo Federal visa conseguir a ampliação efetiva da cobertura vacinal, também em áreas de difícil acesso geográfico, para contemplar os povos que habitam aquelas regiões.
Nos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), que estão localizados nas 5 regiões do país, acontece o MVPI, que é uma estratégia do Ministério da Saúde, através da Secretaria de Saúde Indígena para intensificar a vacinação em territórios indígenas. Esse trabalho providencia que sejam disponibilizadas todas as vacinas do Catendário Nacional de Vacinação, onde a vacina bivalente também já se inclui.
Para que a vacinação pretendida aconteça com real efetividade junto aos povos indígenas, mais de dois mil e quinhentos profissionais da Saúde empenham-se na realização das atividades pertinentes. São mais de 2500 profissionais empregando todo o esforço necessário a alcançar áreas de difícil acesso terrestre e fluvial, além de também chegarem a regiões que só podem ser acessadas com uso de transporte aéreo.
Faz-se claro que planejamento, foco, empenho e ação permeiam o plano do Ministério da Saúde que se propõe a meta de vacinar 130 Mil indígenas.