Segurança das eleições no RJ será reforçada por tropas da Força Federal

Segurança das eleições no RJ será reforçada por tropas da Força Federal

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na terça-feira (24/09), o envio de tropas da Força Federal para reforçar a segurança nas Eleições Municipais do Rio de Janeiro. O contingente atuará em 32 cidades e aproximadamente 500 locais de votação, além das vias expressas da capital. As Forças ArmadasExército, Marinha e Aeronáutica – estarão presentes tanto no período pré-eleitoral quanto no dia da votação.

Na quarta-feira (25/09), o Gabinete Extraordinário de Segurança Institucional (GAESI) do TRE-RJ detalhou as operações das Forças Armadas, que incluem a Operação Guanabara (Exército), Operação Tamandaré (Marinha) e Operação Santos Dumont (Aeronáutica). Uma parceria entre a Secretaria de Polícia Civil e a Polícia Federal também foi formalizada para tratar de crimes eleitorais no interior do estado.

O envio das tropas foi solicitado pelo TRE-RJ ao TSE, com apoio do Governo do Estado, e aprovado pela Presidência da República.

Segundo o presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, as mudanças em 53 locais de votação foram feitas para garantir a segurança dos eleitores, permitindo que votem sem influências externas.

A Polícia Militar será responsável pela segurança nos 4.974 locais de votação em todo o estado, além de atuar na distribuição e escolta das urnas eletrônicas, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal. Já a Guarda Municipal dará suporte em 99 locais de votação na capital e coordenará o trânsito para assegurar a livre circulação dos eleitores.

Fonte: TRE-RJ.

FatoSemFake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Não é possível copiar.