Incêndio Em Alto Mar

Compartilhe

Nesta segunda-feira, dia 21 de Abril de 2025, às 7h25min. da manhã, a Plataforma de Petróleo PCH-1 protagonizou um incêndio em alto mar. Este incêndio foi seguido por uma explosão, e pelo surgimento de uma densa nuvem de fumaça. O fato se desenrolou a 130 quilômetros da costa da Cidade de Macaé, no Norte Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro.

A espeça nuvem de fumaça envolveu a Plataforma, e pôde ser avistada por alguns navios que se encontravam em relativa proximidade do local do acidente.

Naquela Plataforma estariam 176 pessoas, na ocasião dos fatos. Desse contingente, 11 funcionários estariam feridos. Um trabalhador, com queimaduras resultantes do incêndio acontecido na Plataforma, caiu ao mar e foi resgatado.

O Diretor do Sindipetro-NF, Sr. Sérgio Borges, diante do ocorrido na PCH-1, se pronunciou:

“Infelizmente, o que vemos hoje são as consequências práticas do desmonte da Indústria Nacional de Petróleo. O sucateamento da Bacia de Campos, além dos prejuízos econômicos, coloca em risco a vida dos trabalhadores. Não é por acaso que acidentes como esse têm se tornado mais frequentes.”

A Petrobras relatou que o incêndio foi controlado pelas Equipes de Emergência, e que “A Plataforma não produz petróleo desde 2020.”

A empresa também informou que o homem que caiu ao mar “prestava serviços para a Companhia; foi resgatado; recebeu atendimento em Embarcação de Apoio, e já está em processo de desembarque aeromédico.”

Ainda segundo a Companhia, em nota, foi mencionado sobre o trabalhador que caiu ao mar na ocasião do incêndio na plataforma, e sobre outros fatos ocorridos na ocasião: “Ele sofreu queimaduras leves e está consciente. As pessoas que estão a bordo da PCH-1 estão bem, e as Equipes Não Essenciais serão preventivamente desembarcadas, para que a integridade das instalações seja avaliada. Uma comissão será formada para apurar as causas do incidente.”

Aguardaremos os desdobramentos dos fatos relativos a este acidente acontecido em alto mar, e os resultados das apurações sobre o que levou a facultar essa triste ocorrência. Também nos manteremos à espera de maiores informações sobre o quadro de saúde de todas as pessoas vitimadas, independente da maior ou menor gravidade de seus ferimentos e queimaduras. Estaremos na torcida pelo breve restabelecimento de todos.

Angela Oliveira

Jornalista, autora desta matéria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Não é possível copiar.