Neste sábado, 21 de Fevereiro de 2026, as Escolas de Samba do Grupo Especial que conseguiram classificação até o sexto lugar na belíssima disputa que empresta brilho, ritmo, cores e alegria ao Carnaval carioca voltarão a ocupar a Passarela do Samba da Marquês de Sapucaí. A grandiosa festa tem previsão de início às 21 horas. É uma segunda oportunidade para tomar parte na magnífica festa do samba, apreciando as grandes Escolas do Rio de Janeiro.
As coloridas fantasias criativas de todas as alas, os enormes e lindos carros alegóricos, a graça e o gingado maravilhoso das passistas; enfim, o luxo, a beleza e magia do Carnaval estarão novamente à disposição dos olhares apreciadores dessa grande ópera a céu aberto que é uma das mais expressivas e alegres manifestações culturais do povo brasileiro.
As seis Escolas Campeãs iniciarão os seus desfiles a partir da sexta colocada, prosseguindo em ordem decrescente de classificação até que a primeiríssima, a grande Campeã do Carnaval 2026, se apresente e traga o seu brilho vitorioso para tornar a noite ainda mais especial.
-Sendo a sexta colocada, a Escola de Samba Estação Primeira da Mangueira abrirá as apresentações da noite, desfilando o seu enredo “Mestre Sacaca do Encanto Tucuju- o Guardião da Amazônia Negra.
-Ocupando o quinto lugar no pódio carnavalesco, a segunda Escola a colorir a Avenida será a Imperatriz Leopoldinense, apresentando o enredo “Camaleônico”, que homenageia Ney Matogrosso.
-Tendo se classificado em quarto lugar na competição festiva, a terceira Escola a desfilar na Passarela do Samba será a Unidos do Salgueiro, desenvolvendo o tema; A Delirante Jornada Carnavalesca da Professora que Não Tinha Medo de Bruxa, de Bacalhau, Nem do Pirata da Perna-de-Pau”. A Escola celebra a carnavalesca Rosa Magalhães.
-Dona do terceiro lugar entre as concorrentes, a quarta Escola a se apresentar na Avenida do Samba será a Vila Isabel, trazendo o seu enredo “Macumbembê, Samborembá”, celebrando a ancestralidade africana.
-A vice-campeã será a quinta Escola a colorir o Sambódromo. A Beija-Flor, surgirá trazendo o enredo “Bembé do Mercado”, que pontua as manifestações religiosas afro-brasileiras, e o Candomblé, como ponto de resistência cultural e elemento de ancestralidade.
-A sexta e última Escola a abrilhantar a Passarela do Samba será a Unidos do Viradouro, a grande campeã do Carnaval Carioca 2026. A Viradouro apresentará o enredo “Pra Cima, Ciça”, homenageando o seu Mestre de Bateria, o grande Ciça.
E, após o término do aguardado desfile da campeoníssima Viradouro, o Carnaval carioca se despedirá do seu público cativo, prometendo ressurgir ainda maior e melhor no ano que vem. Cabe aguardar.
LEMBRETES:
Estará proibido estacionar no entorno do Sambódromo, desde as 6 horas de sábado, 21/2, até o domingo 22/2.
Não haverá um estacionamento destinado a atender aos participantes da festa das Escolas Campeãs.
Haverá interdições no trânsito na região do Sambódromo.
Para chegar ao Sambódromo através do Metrô, podem ser usadas as estações: Cidade Nova, Estácio e Praça Onze, para as pessoas que se destinam ao setor par. Quem se destinar ao setor ímpar deve usar a estação Central do Brasil.
Quem pretender acessar o Sambódromo usando o trem deve desembarcar na estação Central do Brasil.
Para chegar ao Desfile das Campeãs usando ônibus, será possível contar com mais de 50 linhas regulares que circulam pelas proximidades do Sambódromo, e que partem das mais diversas regiões da Cidade Maravilhosa.
Considera-se ideal o uso do transporte público para os participantes dessa grande festa carioca.

