Mudança no Quadro de Saúde do Papa Francisco

Compartilhe

Transcorridos 38 dias após a sua internação hospitalar, após o longo tratamento ao qual o Papa Francisco precisou ser submetido, o sumo pontífice deixou o Hospital Gemelli, situado em Roma, neste domingo, dia 23 de março de 2025. Contudo, o Papa ainda precisará submeter-se à fisioterapia que se faz necessária no caminho para o seu mais completo restabelecimento, além de manter o necessário acompanhamento médico, que será domiciliar.

A pneumonia bilateral, a grave doença que comprometeu os dois pulmões do Papa Francisco, foi também a responsável por manter o pontífice em leito hospitalar por esse período tão prolongado. Foi imperioso que o Papa, um paciente com a idade de 88 anos, recebesse um olhar bastante criterioso, o tratamento e o acompanhamento médico que se impunham como indispensáveis.

O Doutor Sérgio Alfieti, um dos médicos responsáveis pelo atendimento por Francisco, ressaltou que o paciente recebeu a alta hospitalar, mas deverá continuar a sua convalescença em casa, mantendo todos os cuidados, para que a sua recuperação venha a ser plenamente alcançada, e a saúde do Papa seja total e efetivamente recuperada. O Doutor Sérgio fez lembrar que ambiente hospitalar não é o melhor local para o restabelecimento de pacientes, porque é um local onde se contraem maior numero de infecções.

O Papa Francisco agradeceu profundamente a todos os médicos, e a todos os demais profissionais da saúde que se ocuparam em cuidar dele, em fazê-lo receber os cuidados necessários à sua melhora, e à superação da enfermidade que o atingiu. Reconheceu a dedicação de cada um deles; o empenho de todos. Agradeceu.

Antes de deixar o hospital, o Papa Francisco acenou da janela, e abençoou os fiéis que se encontravam em seu horizonte visual. Muitas dessas pessoas estiveram diariamente diante do hospital, orando pela recuperação do pontífice. Em meio a esse grupo, o Papa reconheceu e mencionou uma idosa que trazia flores amarelas nas mãos; era a Senhora Carmela Mancuso, uma fiel sempre presente naquele espaço, alguém que se manteve, rotineiramente em oração pelo Papa.

O Papa seguiu para a Residência de Santa Marta, o local em que ele vive desde o ano de 2013, e onde deverá permanecer e cuidar da sua recuperação durante 2 meses, aproximadamente. O Papa Francisco recebeu a orientação médica de suspender as entrevistas diárias, ao longo desse mencionado período de tempo.

Após o final do Angelus, o Papa Francisco acenou para a multidão que o aguardava.

Angela Oliveira

Jornalista, autora desta matéria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Não é possível copiar.