Botafogo Conquista a Copa Libertadores das Américas 2024

O último dia, do penúltimo mês do ano, marcou a conquista da Copa Libertadores das Américas, pelo Botafogo, pela primeira vez na História do clube. Foi um dia 30 que jamais será esquecido pelos torcedores do “Fogão”, o “Glorioso”, o time da “Estrela Solitária”. Assistindo a partida na Argentina, no “Monumental de Núnez, ou em qualquer região do nosso Brasil, a torcida vibrou e jogou junto com o seu time com muita garra, alegria e empolgante emoção.

É possível citar que, no Estado do Rio de Janeiro, na Cidade de Araruama, um grande telão foi montado na maior e mais bela praça do município. Uma enorme quantidade de botafoguenses lá se reuniu e promoveu um espetáculo repleto de vibração, alegria, e de torcida emocionada, que se manifestava em coro, a cada lance marcante do jogo. Trajando as camisas do Glorioso, agitando bandeiras, ou simplesmente vestindo as cores preta e branca do time do coração, todos vibravam e torciam com intensa emoção.

Antes que o primeiro minuto de jogo houvesse transcorrido, o Botafogo passou a contar com um homem a menos na peleja. Isso porque o volante Gregori foi expulso da partida, em função de usar “pé alto” em uma jogada. Mas, conduzido pelo técnico Artur Jorge, o time provou que sabe tudo sobre contornar adversidades e superar obstáculos, dentro da melhor prática do futebol de campo. Assim, apesar da superioridade numérica da equipe oponente, o Botafogo sagrou-se campeão, ostentando o belo placar de três gols seus, contra um gol do time adversário, o Atlético de Minas Gerais.

Pelo time da estrela solitária, os gols foram marcados por : Luiz Henrique, Alex Telles, e Júnior Santos. Vale ressaltar que, em 2023, O mesmo Luiz Henrique, bem como o Igor Jesus, não vinham atuando no time. Mas, sob o comando do técnico Artur Jorge, esses atletas se tornaram fundamentais para o bom desempenho do grupo. Aliás, esse técnico assumiu o comando do “Glorioso” já com a temporada se desenrolando, mas estabeleceu rapidamente um perfeito entrosamento com os seus jogadores.

De volta ao Rio de Janeiro, o Botafogo foi recebido com uma festa grandiosa; manifestação empolgante, tanto se levarmos em conta a multidão presente, como se considerarmos a vibrante emoção ali observada. Neste primeiro de Dezembro, a Enseada de Botafogo ficou pequena para comportar a legião de botafoguenses que se dirigiram ao local para comemorar a importante vitória mais perto de seus ídolos. A comemoração precisava ficar à altura do feito inusitado; e conseguiu.

Parabéns, Botafogo! Parabéns, botafoguenses!

Angela Oliveira

Jornalista, autora desta matéria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Não é possível copiar.