Direito do Consumidor na Black Friday

Na Black Friday, dia de grande consumismo em todo o mundo e quando muitos casos de desrespeitos aos direitos do consumidor ocorrem, Araruama deu exemplo de consciência recebendo palestra sobre direito do consumidor ministrada pelo Exmo. Juiz Dr Alexandre Chini.

O evento, organizado pelo Governo Uma Nova História, contou com abertura realizada pela Prefeita Livia de Chiquinho, que destacou a importância do conhecimento como arma de defesa do consumidor.

O palestrante convidado iniciou sua fala lembrando da história das relações de consumo e seguindo até os dias atuais, com casos de super endividamento, necessidade social de consumo para inclusão social, discriminação de negativados, etc.

A seguir apresentou aspectos legais, legislação relacionada (incluindo o Código de Defesa do Consumidor). Citou também exemplos hipotéticos para melhor entendimento da plateia.

Quanto ao Procon, ao saber que o de Araruama está funcionando, o Juiz palestrante disse: “Que bom, porque nos outros lugares está fechado. O de Niterói fechou.”

Com explicações e exemplos de fácil compreensão por público não especializado, pitadas de bom humor e informações úteis a todos, o evento teve a receita perfeita e agradou muito ao público presente.

A palestra, intitulada “A necessária capacitação do consumidor e a defesa dos seus interesses junto aos Juizados Especiais Cívis”, foi realizada no auditório da Unimed, que cedeu o espaço para o evento.

FatoSemFake

error: Não é possível copiar.